Inicial

CIFA

Você sabia?

Nosso Colégio disponibiliza forma correta de descartar óleo de cozinha usado.

Você sabia?

Nosso Colégio está sempre preocupado com a sustentabilidade da nossa cidade e comunidade. Por isso, junto com a nossa cantina, temos um recipiente para depositar e reciclar óleo de cozinha.

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem. Devido a isso, não podemos jogar o óleo em pias ou vasos sanitários que são redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.


Dados apontam que um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água e se entrar em contato com solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

No nosso colégio temos uma parceira junto à cantina e um recipiente apropriado para o depósito do óleo usado. Todos podem trazer o óleo usado de casa para descartá-lo de forma apropriada.


Assim, armazenamos e damos à ele o destino correto. Quando preenchido, é destinado a FAROS. Empresa responsável pela reciclagem.

Entenda o processo:

1 - O óleo passa por um processo de centrifugação onde as impurezas são separadas;
2 – Ele é submetido a pressão e altas temperaturas;
3 – Após este processo, o óleo passa por criterioso processo de análise no laboratório FAROS, estando de acordo com as normas exigidas torna-se matéria – prima para a fabricação de novos produtos.
Legenda foto: O óleo usado, agora reciclado, é encaminhado para indústrias que produzem: 
- Cosméticos;
- Materiais de limpeza;
- Biocombustível
- Tintas

Faça a sua parte. A criação nos inspira uma ação.

 
Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print