Semana Farroupilha na Escola
Os festejos da Revolução Farroupilha na Escola aconteceram ao longo de toda a semana. Foram horas cívicas, apresentações artísticas e atividades culturais que envolveram todos os níveis de ensino.
Os festejos da Revolução Farroupilha na Escola aconteceram ao longo de toda a semana. Foram horas cívicas, apresentações artísticas e atividades culturais que envolveram todos os níveis de ensino.
As turmas de Educação Infantil participaram de atividades na sala de aula, dançaram ao som de músicas tradicionalistas e fizeram um mergulho histórico no Recanto Gaudério preparado na área coberta para os festejos Farroupilhas.
Já as turmas de Ensino Fundamental I se reuniram no começo e no final da semana, no auditório da Escola para entoarem o Hino Rio-Grandense em dois momentos cívicos especiais. O primeiro, na segunda-feira, contou com a declamação de uma poesia e com apresentações de dança, da turma 41, pela manhã e da invernada mirim do CTG Glaucus Saraiva, à tarde. O grupo dançou três músicas conhecidas dos alunos numa apresentação caprichosamente ensaiada. Na sexta-feira, as turmas voltaram a se reunir, cantaram o Hino e assistiram a apresentação de dança da turma 31 pela manhã e 32 à tarde.
O Ensino Fundamental II produziu, ao longo da semana, poemas, cartazes e conteúdo multimídia a partir da reflexão proposta em sala de aula sobre fatos históricos, cultura e literatura do Rio Grande do Sul, e partilharam os resultados com os colegas.
Para os alunos do Ensino Médio o momento cívico também contou com declamação, poesia, música e dança. Depois de entoarem o Hino Rio-Grandense, os alunos assitiram as apresentações e testemunharam a homenagem aos alunos Leonardo Menezes e Cássio Castilhos, que durante a trajetória Escolar no Rainha do Brasil, abrilhantaram os momentos cívicos e se formam no Ensino Médio ao final do ano. Os professores de Literatura e Sociologia, Valdir e Antônio também participaram do momento com resgate histórico e poesia.
A Semana Farroupilha movimentou a Escola ao longo da semana e fortaleceu o sentimento de tradicionalismo, fazendo com que cada aluno dissesse, com orgulho, "Eu Sou do Sul!". O registro completo das atividades podem ser conferidas no Flickr da Escola, clicando aqui.