RB completa 63 anos de fundação
Com o carisma Franciscano Aparecida, o Colégio Rainha do Brasil foi fundado na cidade de Porto Alegre em 1º de março de 1956. Até os dias de hoje, a instituição é mantida pelas Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida e acolhe diversos alunos em todos os segmentos: Turno Inverso, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A Congregação das Irmãs tem como fundadores Madre Clara Maria e Frei Pacífico. Hoje, a Congregação atua no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Guiné Bissau, Bolívia e Amazonas, com serviços de ajuda ao próximo.
O Colégio Rainha do Brasil possui 26 salas com boa infraestrutura e professores qualificados, ajudando os estudantes ao longo da educação básica e preparando-os para a vida acadêmica. No total, são 118 educadores ativos, ensinando e auxiliando nos processos educacionais.
A Irmã Edi Nicolao, que hoje também faz parte da Congregação, trabalhava na secretaria do nosso Colégio na década de 60. Hoje, ela fala conosco sobre o começo do Colégio RB. “No começo, nós, irmãs, atendíamos alunas somente da 1ª a 5ª série, na nossa Fundação, onde hoje é a Rua Sarmento Leite. Começou a surgir as demandas de moradores do bairro e, com isso, eles solicitaram que nós atendêssemos também outras pessoas. Assim, o colégio abriu o semi-internato e externato, também até a 5ª série. Em 1956, as irmãs fundadoras Madre Clara e Madre Celina decidiram criar o ginásio Rainha do Brasil com o objetivo de que essas meninas internas pudessem ter formação e melhores condições para o mercado de trabalho. Em 1959, a demanda já era muito grande (aproximadamente 600 alunas). Em março deste ano, foi inaugurada a ala onde hoje está a direção do Colégio. A partir disso foi se desenvolvendo o Colégio Rainha do Brasil que é hoje.”
Este carisma acolhedor e fraterno nos faz melhor a cada dia. O gosto e o orgulho de educar está conosco desde sempre. Agradecemos a cada profissional que passou por nós durante todos estes anos.
Acompanhe algumas fotos!