Ação solidária com moradores de rua
O grupo Parceiros Voluntários da Escola participou de uma iniciativa solidária diferente de todas as ações já realizadas até hoje pelo grupo.
O grupo Parceiros Voluntários da Escola participou de uma iniciativa solidária diferente de todas as ações já realizadas até hoje pelo grupo.
Os alunos, acompanhados pela equipe de profissionais da Escola, percorreram ruas, praças e viadutos no centro de Porto Alegre para conhecer a realidade de moradores de rua. Além de levar roupas e agasalhos, o grupo ainda conversou e levou palavras de esperança ao cidadãos que vivem à margem da sociedade, esquecidos pelas famílias e sem a guarnição do governo.
A experiência marcou profundamente os alunos porque os confrontou com uma realidade distante e ao mesmo tempo muito próxima. Abaixo o depoimento da aluna Betina D'Ávila, presidente do Grêmio Estudantil, sobre a experiência:
“Hoje eu conversei com moradores de rua. Eu apertei a mão de vários deles. Hoje eu soube o nome de alguns moradores de rua. A identidade de seres humanos que vivem às margens dessa sociedade injusta e individualista. Hoje eu ajudei a aquecer os corpos e os corações de pessoas injustiçadas por esse mundo desumano no qual poucos têm muito e muitos têm nada. Hoje eu conversei com moradores de rua. Eu me pus no lugar de vários deles. Tentei compreender aqueles olhares angustiados e doloridos. Aqueles olhares tachados indigestos. Olhares de quem é desprezado diariamente. Olhares de quem luta pela sobrevivência. Hoje eu conversei com moradores de rua. E eles têm nome, alma, mente e coração. Eles só não têm um endereço”.
Outros alunos que participaram da ação também deixaram seus depoimentos. Para ler os textos na íntegra, clique aqui.
Os moradores de rua ganharam agasalhos e palavras de conforto mas quem mais ganhou foram os alunos: uma lição para toda a vida.