Você Sabia?
Ter uma horta no ambiente escolar pode trazer muitos benefícios.

A importância de uma alimentação saudável é algo que deve ser ensinado às crianças desde cedo. Saber de onde vem a comida que encontram nos supermercados, o trabalho e tempo necessário para plantar, é uma forma de conscientizar nossos alunos sobre a importância da alimentação e dos produtos oriundos de agricultura familiar.
Utilizando a horta no espaço escolar, pode-se trabalhar desde noções de economia doméstica, explicando aos alunos que alguns produtos podem ser plantados em casa, quanto noções mais amplas sobre estruturas rurais e urbanas de nossa cidade.
Outro aspecto importante, foi o trabalho realizado com as alunas e alunos do Turno Integral que realizaram um reaproveitamento do lixo orgânico para fazer o adubo da horta. Durante todos os dias durante o almoço os alunos separam o lixo seco e orgânico. Dessa vez, com a ajuda das professoras, os alunos guardaram restos de alimentos para que depois tudo isso virasse adubo para a horta.
Além disso, podemos abordar o assunto da saúde com nossos alunos. Na nossa horta, garantimos que os cuidados sejam feitos por meios naturais. Ou seja, sem a adição de agrotóxicos. Esse é um assunto estudado em sala de aula, que se torna ainda mais interessantes ao vermos a possibilidade de cultivar alimentos sem a adição de agrotóxicos.
Além de questões mais universais como essas, a horta funciona também trazendo uma abordagem empírica de matérias de sala de aula. Já foi utilizado, por exemplo, o cultivo do feijão com o objetivo de estudar a embriologia e anatomia vegetal, além de outras relações ecológicas e fisiológicas.
Por fim, todos os tópicos acima poderiam ser trabalhados de forma independente, sem a necessidade se ter uma horta como modelo. Porém, o simples fato de as crianças terem semeado e cultivado, acompanhando o crescimento das plantas, desde a semente, traz uma noção de responsabilidade, de compromisso e – temos observado – inclusive de carinho pelas plantas, tornando-os muito mais interessados no conteúdo.