Passagem do 9° Ano para o Ensino Médio
Novo Ensino Médio Rainha do Brasil
No dia 30/11, ocorreu a apresentação do Novo Ensino Médio do Colégio Rainha do Brasil para o ano letivo de 2018 e contamos com a presença dos pais e dos alunos do 9º ano do EF II de nosso colégio e dos pais e dos alunos da Escola Nossa Senhora do Brasil, nossos futros alunos do Ensino Médio.
Abaixo as novas mudanças que foram citadas para o Ensino Médio em 2018:
• Carga horária mínima anual deverá ser ampliada progressivamente até 1.400 hs.
• BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e por ITINERÁRIOS FORMATIVOS -Formação Técnica e Profissional.
• A construção do Projeto de Vida e o que se aprende na escola é a grande promessa do Novo Ensino Médio.
• FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL – Inclusão de experiência prática de trabalho no setor produtivo ou em ambiente de simulação, estabelecendo parcerias.
• A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho.
• Ao concluir o EM as instituições de ensino emitirão diplomas com validade nacional que habilitará o diplomado a seguir seus estudos a nível superior.
• Medida Provisória – 746/2016 traz é a autonomia atribuída ao adolescente para que ele mesmo escolha um campo do saber para se aprofundar
• A proposta, que evidencia o protagonismo juvenil, carrega consigo o desafio de tomar as rédeas da própria vida.
• O E.M poderá ser organizado por módulos.
• Para efeito de cumprimento de exigências curriculares do Ensino Médio, os sistemas de Ensino poderão reconhecer, mediante regulamentação própria, conhecimento, saberes, habilidades e competências, mediante diferentes formas de comprovação.
• As escolhas fazem parte da formação da juventude. Se responsabilizar por elas, se arrepender, voltar atrás e fazer de novo não é perda de tempo. Ao contrário, é provocar situações que ampliem a autonomia, a trajetória de vida e o repertório do aluno.
• Em teoria as escolhas são guiadas pelos interesses que, no caso dos adolescentes, são múltiplas e flutuantes por excelência.
• A flexibilização do currículo não pode cercar as escolhas em prol de uma suposta liberdade concedida ao aluno.
• A superproteção tolhe a autonomia, que inevitavelmente lhe será exigida na vida adulta.
Novo Ensino Médio Rainha do Brasil - Itinerários Formativos:
° Iniciação Científica
° Projeto de Vida - Leo Fraiman
° Design
° Moda
° Produção Digital/Games
° Protagonismo Social
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