Inicial

CIFA

Incubadora de Mídias - 2º ano EM

Estudantes do 2º ano do Ensino Médio produziram a primeira edição do Jornal RB 2023.

Incubadora de Mídias - 2º ano EM
Em meio a inúmeras vozes que anunciam ideias soltas da realidade, fomentadoras das famosas fake news, um núcleo de trabalho iniciou no Colégio Rainha do Brasil, por meio do componente curricular eletivo Incubadora de Mídias: a criação e a manutenção de um jornal escolar voltado para a realidade e para os desejos do estudante.
 
O Novo Ensino Médio, baseado na proposta elaborada a partir dos meandros da Base Nacional Comum Curricular, possibilitou a revisão de conceitos para o desenvolvimento das salas de aula. Com o foco voltado às habilidades e competências dos estudantes, a nova formação curricular do Rainha do Brasil trouxe à tona, para além dos novos componentes curriculares, a possibilidade de revisar a realidade por meio do protagonismo de cada ser que se envolve no processo de ensino-aprendizagem.
 
Dentre as criações elaboradas pelos professores, a Incubadora de Mídias, sob responsabilidade do docente Lucas de Melo Bonez, visa o trabalho com a informação, de maneira a subverter a cotidiana falta de aprofundamento de leitura, de escrita e de disseminação de ideias, por meio do aprofundamento do objeto de trabalho do componente: combinar consciência e conhecimento. A partir disso, duas frentes de trabalhos foram propostas: a viabilização do jornal escolar e a produção de podcasts, desenvolvidos a partir do interesse de cada frequentador da eletiva, para um interlocutor também conhecido - a própria comunidade escolar.
 
Em sua primeira edição, o Jornal RB trouxe como temática as Olimpíadas Escolares, evento sempre muito aguardado pelos discentes. A partir de entrevistas, de pesquisas, de leituras e de opiniões, diversos textos foram montados para compor o material que hoje é distribuído gratuitamente pelo Colégio. A ideia é que a cada mês um novo exemplar surja e traga questões pertinentes à experiência estudantil de quem o compõe e de quem o lê.
 
A próxima edição já está em produção e abordará um tema caro a todos que frequentam o colégio: a história do Colégio Rainha do Brasil.
Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Print